quarta-feira, 3 de agosto de 2011

DIA 03 DE AGOSTO-DIA DE SANTA LÍDIA





Lídia, primícia do cristianismo da Europa, natural de Tiatira, cidade da Ásia, era pagã mais "temente a Deus", isto é, uma prosélita da religião hebraica, era judia, em Filipos na Macedônia, onde o Apóstolo Paulo, em companhia de Silas, Timóteo e Lucas, chegou na segunda viagem missionária, entre os anos 50 e 53.

Os missionários de Cristo, após terem pisado o solo europeu, aguardaram o Sábado para encontrar os correligionários hebreus em um lugar, na margem do rio, onde presumiam que eles pudessem se reunir (na falta de uma sinagoga) para a oração em comum e a leitura de alguma página da Escritura.





Riacho que corre na região do encontro entre Lídia e Paulo. Possivelmente, nessas águas, após ter ouvido a pregação do Evangelho, Lídia pediu o batismo.



"No Sábado – narra São Lucas nos Atos dos Apóstolos – saímos porta afora, às margens do rio, onde supúnhamos que se fizesse oração.Sentados, dirigimos a palavra às mulheres que se haviam reunido.

Uma delas, chamada Lídia, negociante de púrpura, da cidade de Tiatira, adoradora de Deus nos escutava. O Senhor lhe abriu o coração, de sorte que ela aderiu às palavras de Paulo". Supõe-se que Lídia fosse abastada e tivesse muita autoridade na família, uma vez que o tecido com que trabalhava era precioso, e seu testemunho foi suficiente para que seus familiares pedissem o batismo, aceitando os missionários em casa como hóspedes bem-vindos.




Local de oração, em frente à Igreja, conhecido como o Batistério de Lídia


Os missionários de Cristo conseguiram, assim, sua primeira conquista em terra européia: uma mulher, Lídia, protótipo e símbolo de todas as mulheres que trariam entre as paredes de seu lar, a chama da fé em Cristo.

A rica comerciante, dócil à graça, havia anteposto os interesses do espírito aos econômicos, abandonando o comércio para recolher-se com outras mulheres na proseuca (lugar de oração), junto às margens do rio Gangas.

Lídia, trazida à sua alma pelas palavras do Apóstolo e pela graça batismal, pediu com doce insistência, ou melhor, obrigou os missionários a aceitarem a sua hospitalidade. Dessa maneira, a casa de Lídia tornou-se o primeiro centro comunitário, a primeira igreja na Europa. Para a Igreja de Filipos, talvez, também, por mérito de Lídia, São Paulo teve palavras de comovente ternura, chamando estes Cristo de "caríssimos e desajeitamentos, alegria e coroa".

Embora nos falte informação a respeito do culto de Santa Lídia, os sinais da sua santidade são evidentes na sua pronta resposta à graça.





IGREJA DEDICADA A SANTA LÍDIA, NA ASIA, ONDE ELA VIVEU.

2 comentários:

  1. Muito feliz fiquei em saber que a Santa Lídia nasceu no mesmo dia que eu. Admiro tudo aquilo que la fez na sua vida com fé em Deus.E de gostar de hospedar o apóstolos.

    Lídia Pelin Rios Grande do Sul

    ResponderExcluir
  2. Dia de Santa Lídia é no mesmo dia do meu aniversário pois agora sei o motivo do meu nome.Gostei da história de vida da santa.

    ResponderExcluir