sábado, 4 de fevereiro de 2012

MILAGRE DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA : PESCADORES DAS CAXINAS,REZARAM ENQUANTO ESPERAVAM POR SOCORRO,APÓS O NAUFRÁGIO DA EMBARCAÇÃO :"VIRGEM DO SAMEIRO"




SEGUNDA-FEIRA, 9 DE JANEIRO DE 2012
Emoção e fé no Santuário de Fátima - Pescadores de Caxinas ofereceram terço a Nossa Senhora



Na manhã de 7 de Janeiro, os seis pescadores de Caxinas resgatados do mar a 2 de Dezembro de 2011 peregrinaram ao Santuário de Fátima, cumprindo assim a promessa de agradecer as suas vidas a Nossa Senhora.

No final da recitação do rosário, às 12:30 na Capelinha das Aparições, o mestre da embarcação que naufragou ao largo da Figueira da Foz, José Coentrão, subiu ao altar e entregou nas mãos do sacerdote ao serviço do Santuário, o Padre Manuel Santos José, o singelo terço de plástico com o qual os pescadores rezaram o rosário nas cercas de 60 horas em que estiveram perdidos em alto mar. Um ramo de flores acompanhou a caixa de madeira em que o terço foi colocado.





Atrás da capelinha, uma outra oferta, que talvez tenha passado despercebida a muitos, foi deixada no local onde habitualmente são depositadas as flores para Nossa Senhora: uma réplica em pequenas dimensões da embarcação naufragada “Virgem do Sameiro”.

No momento da oferta do terço, o pároco de Caxinas recordou o naufrágio e salvamento dos pescadores de Caxinas.

“Rezavam a Nossa Senhora de Fátima agarrados a um terço que um tripulante levava ao pescoço”, recordou Mons. Domingos de Araújo que acompanhou o numeroso grupo, de mais de 500 pessoas, que peregrinou com os pescadores a Fátima.

“Estamos aqui para mostrar a nossa alegria aos pescadores resgatados e o nosso reconhecimento à Virgem Mãe”, afirmou o pároco.

A alegria sentida naquele momento ouviu-se com uma sonora salva de palmas.

Levastes convosco uma arma poderosa, o terço

Logo após, todo o grupo, que incluía os autarcas de Vila do Conde e da freguesia de Caxinas, e também os dois pilotos do helicóptero da Força Aérea que resgataram os seis homens, participou na eucaristia de ação de graças.

O mestre Coentrão leu a Primeira Leitura.

Na homilia, o padre Manuel Santos José, que presidiu à celebração, sublinhou a força da oração, o sentido de responsabilidade dos pescadores e o seu apego à vida.

Sobre a entrega a Nossa Senhora do terço com que rezaram no tempo em que estiveram no mar, o sacerdote disse: "Mas levastes convosco uma arma poderosa, capaz de vencer todas as batalhas, agarrastes-vos a ela e nela encontrastes força para vos manterdes unidos e para viverdes essas horas amargas em admirável espírito de solidariedade e de fraternidade: um por todos e todos por um".

Faça o país o que fizeram estes pescadores e não se afundará

Na sua reflexão, o padre Manuel Santos José comparou o naufrágio à situação atual do país.

“Grande parábola para o nosso país mergulhado em crise económica, financeira e de valores, tomado pelo medo, pânico”, disse, explicando: “Ninguém quer perder nada com os seus direitos adquiridos, ninguém quer dar nada de seu; os outros que deem, os outros que se sacrifiquem”.

“Faça o país o que fizeram estes bravos pescadores e o país não se afundará”, concluiu.

Boletim Informativo do Santuário de Fátima 02/2012


Missa na Igreja dos Navegantes, em Caxinas, em honra dos pescadores,SALVOS POR NOSSA SENHORA NO DIA 02 DE DEZEMBRO DE 2011.






Um comentário:

  1. Eis mais uma prova do poder do Rosário! Confiemos
    sempre mais em Nossa Mãe que não desampara quem a Ela recorre.

    ResponderExcluir