sábado, 4 de fevereiro de 2012

DIA 05 DE FEVEREIRO - DIA DE SANTA ÁGUEDA OU ÁGATA / FILME, BIOGRAFIA,MENSAGENS E VÍDEOS DA FESTA DELA EM CATANIA-ITÁLIA

FILME SOBRE A VIDA DE SANTA ÁGATA OU ÁGUEDA, PRODUZIDO PELO VIDENTE MARCOS TADEU, NO SANTUÁRIO DAS APARIÇÕES D JACAREÍ.






SANTA ÁGUEDA OU ÁGATA ANO 230-251


Santa Ágata é uma das mais gloriosas heroínas da Igreja primitiva e cuja intercessão é invocada diariamente, no Cânon da santa Missa. Natural da Sicília, pertenceu a uma das famílias mais nobres do país. De pouca idade ainda, Ágata consagrou-se à Deus, pelo voto da castidade.

O governador Quintiano, tendo tido notícia a formosura e grande riqueza de Ágata, acusada do crime de pertencer à religião cristã, mandou-lhe ordem de prisão. Ágata, vendo-se nas mãos dos perseguidores, exclamou:

- “Jesus Cristo, Senhor de todas as coisas, vós vedes o meu coração e lhe conheceis o desejo. Tomai posse de mim e de tudo que me pertence. Sois o Pastor, meu Deus; sou vossa ovelha. Fazei que seja digna de vencer o demônio”.

Levada à presença do governador, este achando-a de extraordinária beleza, ficou tomado de violenta paixão pela nobre cristã, à qual se atreveu importunar com propostas indecorosas.

Ágata, indignada, rejeitou-lhe as impertinências desavergonhadas e declarou preferir morrer a macular o nome de cristã.

Quintiano aparentemente desistiu do plano diabólico, mas para conseguir os seus maldosos fins, mandou entregar a donzela a Afrodisia, mulher de péssima fama, na esperança de, na convivência com esta pessoa, Ágata se tornar mais acessível. Enganou-se. Afrodisia nada conseguiu e depois de um trabalho inútil de trinta dias, pediu a Quintino que tirasse Ágata de sua casa.

Começou então o martírio da nobre siciliana. Tendo-a citado perante o tribunal, apostrofou-a com estas palavras:

-“Não te envergonhas de rebaixar-te à escravidão do cristianismo, quando pertences a nobre família ?”

Ágata respondeu-lhe:

- “A servidão de Cristo é liberdade e está acima de todas as riquezas dos reis”.

A resposta a esta declaração foram bofetadas, tão barbaramente aplicadas, que causaram forte epistaxe. Depois desta e de outras brutalidades a santa Mártir foi metida no cárcere, com graves ameaças de ser sujeita a torturas maiores, se não resolvesse a abandonar a religião de Jesus Cristo.

O dia seguinte trouxe a realização dessas iniqüidades. O tirano ordenou que a donzela fosse esticada sobre a catasta, os membros lhe foram desconjuntados e o corpo todo queimado com chapas de cobre em brasa, e os peitos atormentados com torqueses de ferro e depois cortados. Referindo-se a esta última brutalidade, Ágata disse ao juiz:

- “Não te envergonhas de mutilar na mulher, o que tua mãe te deu para te aleitar ?”

Após esta tortura crudelíssima, Ágata foi levada novamente ao cárcere, entregue às suas dores, sem que lhe fosse administrado o mínimo tratamento. Deus, porém, que confunde os planos dos homens, veio em auxílio de sua pobre serva.

Durante a noite lhe apareceu um venerável ancião, que se dizia mandado por Jesus Cristo, para trazer-lhe alívio e curá-la. O ancião, que era o Apóstolo São Pedro, elogiou-lhe a firmeza e animou-a a continuar impávida no caminho da vitória.

A visão desapareceu e Ágata com muita admiração viu-se completamente restabelecida. Cheia de gratidão, entoou cânticos, louvando a misericórdia e bondade de Deus. Os guardas, ouvindo-a cantar, abriram a porta do cárcere e vendo a Mártir completamente curada, fugiram cheios de pavor. As companheiras de prisão de Ágata aconselharam-na que fugisse, aproveitando ocasião tão propícia para isto. Ela, porém, disse:

- “Deus me livre de abandonar a arena antes de ter segura em minha mão a palma da vitória”.

Passados quatro dias, foi novamente apresentada ao juiz. Este não pode deixar de se mostrar admirado, vendo-a completamente restabelecida. Ágata disse-lhe:

-“Vê e reconhece a onipotência de Deus, a quem adoro. Foi ele quem me curou as feridas e me restituiu os seios. Como podes, pois exigir de mim que o abandone ? Não, não poderá haver tortura, por mais cruel que seja, que me faça separar-me do meu Deus”!!!

O juiz não mais se conteve. Deu ordem para que Ágata, fosse rolada sobre cacos de vidros e brasas. No mesmo momento a cidade foi abalada por um forte tremor de terra. Uma parede, bem perto de Quintiano, desabou e sepultou dois seus amigos. O povo, diante disto, não mais se conteve e em altas vozes exigiu a libertação da Mártir, dizendo:

- “Eis o castigo que veio, por causa do martírio da nobre donzela. Larga a tua inocente vítima, juiz perverso e sem coração !”

Ágata voltou ao cárcere e lá chegada, de pé, os braços abertos, orou a Deus nestes termos:

- “Senhor, que desde a infância me protegestes, extinguistes em mim o amor ao mundo e me destes a graça de sofrer o martírio, ouvi as preces da vossa serva fiel e aceitai a minha alma”.

Deus ouviu a voz de sua filha e recebeu-a em sua glória no ano 251.

OS MILAGRES DE SANTA ÁGUEDA OU SANTA ÁGATA

PROCISSÃO COM O VÉU DE SANTA ÁGATA OU ÁGUEDA



Apenas um ano após sua morte em 252 , Catania foi atingida por uma grande erupção do Monte Etna.

A erupção começou em 01 de fevereiro e já tinha destruído algumas aldeias nos arredores de Catania.

O povo entrou na catedral e levou o véu de Santa Agatha em procissão próximo ao Monte.

Este,cessou sua erupção pouco depois. Foi o dia em 5 de fevereiro, a data do martírio da virgem de Catânia.

Por mais de quinze vezes, de 252 até 1.886 , Catania foi salva da destruição pela lava, e então foi preservada em 535 pelos ostrogodos, em 1231 da ira de Frederick , em 1575 e em 1743 da peste .


CURADA APÓS REZAR NO TÚMULO DE SANTA ÁGUEDA





Santa Luzia de Siracusa , quase contemporânea de Santa Agatha, foi com a mãe gravemente doente a orar no túmulo de Agatha para implorar a cura.

Enquanto rezava,Santa Luzia teve uma visão em que Santa Agatha disse:

- "Por que você veio aqui, quando você pode fazer isso também? Como Catania é protegida por mim, Siracusa vai ser por você."

A Mãe de Luzia foi curada, e depois de um tempo Luzia foi martirizada.


A INTERCESSÃO DE SANTA ÁGUEDA JÁ SALVOU A CIDADE DE CATANIA DIVERSAS VEZES

Em 1169 Catania foi abalada por um grande terremoto no dia 04 de fevereiro a 21 horas, quando muitas pessoas tinham se reunido na catedral de Catania a rezar em honra da Santa.

Faleceram no desabamento da catedral, o bispo Aiello e 44 monges, assim como um número indeterminado de fiéis. Nos dias seguintes outros terremotos e um tsunami invadiu a cidade.

O terremoto parou somente, quando os cidadãos levaram o véu da Santa em procissão.


LIVRES DOS ATAQUES DOS MOUROS

Em 25 de julho 1127, os mouros cercaram a costa siciliana. Onde desembarcavam deixavam massacres, assassinatos e roubos.

Quando eles estavam prestes a atacar a costa da Catania, os habitantes da cidade recorreram à intercessão de Santa Ágata e a graça não demorou muito: Catania foi poupada desse flagelo.

Outro episódio demonstrou mais uma vez que a cidade ao pé do Etna esteve sempre sob a vigilante proteção de Santa Ágata.

Em 1231, Frederico II da Sicília tinha vindo para subjugá-la.

Muitas cidades se amotinaram e Catania foi uma delas.

Frederico II enfurecido ordenou a destruição da cidade , mas o povo de Catania conseguiu que antes da execução de sua ordem fosse celebrada uma última missa na Catedral, na qual Frederico II participou da mesma.

Foi durante aquela função que o rei da Suábia, nas páginas do seu breviário,leu uma frase, que apareceu milagrosamente, que soou como um aviso perigoso:

Noli ofender Patriam Agathae quia Ultrix iniuriarum leste.(Não ofenda a patria de Ágata, porque ela é a vingadora de toda injustiça)

Imediatamente abandonou o projeto de destruição,revogou o edital e se contentou contanto que as pessoas apenas passassem sob duas espadas cruzadas, penduradas em um arco erguido no meio da cidade.

Para Frederick era suficiente o ato de submissão e deixou os cidadãos ilesos e Catania salvos pela intercessão de Nossa Senhora da Graça e Santa Agatha

A cidade comemora este evento com um baixo-relevo em mármore que agora é a entrada da prefeitura e retrata Agatha, sentada em um trono como uma rainha, pisando no rosto barbudo de Frederico II da Suábia .

LIVRE OUTRAS VEZES DE TERREMOTO E LAVA

Em 1169, um terremoto serviu como um prelúdio para uma erupção.

Um rio de lava fluindo para as encostas do Etna e se espalhando pelo interior, destruindo tudo em sua passagem implacável e avançando em direção à cidade.

Mas, como tinha acontecido um ano depois da morte de Santa Ágatha, uma procissão com o véu sagrado bloqueou o rio de lava.

Milagres similares os catanenses obtiveram também em 1239, em 1381, em 1408, em 1444, em 1536, em 1567 e 1635.

Mas a erupção mais desastrosa ocorreu em 1669: uma série de bocas foram abertas ao longo dos flancos do vulcão, que entraram em erupção de lava e lapilli de 60 dias.

A lava destruiu muitas aldeias e veio para a cidade, em torno do fosso de Castello Ursino.

Um afresco na sacristia da catedral, construída 10 anos depois da erupção por aqueles que experimentaram em primeira mão esses momentos trágicos, descreve as cenas quase apocalípticas da erupção.

Quando o magma havia alcançado uma distância de 300 metros da catedral,milagrosamente não tocou os lugares onde Agatha foi presa, sofreu o martírio, e foi enterrada, para ir e continuar a descarregar no mar por mais de três km. Parecia uma clara vontade de salvar os lugares santos de Catania, que pertenciam a sua história e seu culto.

Essa erupção terrível também está ligada a outro evento milagroso: um afresco representando Santa Ágatha na prisão, e que estava em um quiosque nas paredes da cidade, foi transportado intacto do rio de centenas de metros de lava. Agora a pintura está no altar-mor da igreja de Santa Ágatha alle Sciare em Catania.

Dom da gratidão por ter salvo a cidade da destruição total é a grande vela votiva de prata no centro da capela na catedral de Santa Agatha e Carlos II da Espanha quis oferecer à santa padroeira da cidade.

Em 1693 um violento terremoto sacudiu Catania.

Houve 18.000 mortes. Nenhum dos nove mil sobreviventes da catástrofe queria mais voltar para a cidade.

Catania se tornaria uma cidade fantasma, se um delegado do bispo, em procissão com as relíquias de Santa Ágata, não houvesse pedido ao povo para ficar e reconstruir a cidade.

Em 1886, o vulcão fez uma abertura em Nicolosi, uma cidade nas encostas do Etna. O Bem-aventurado Cardeal Dusmet , no dia 24 de maio, levou em procissão o véu de Santa Ágata, e enquanto a procissão ficou parada em uma parte do monte, a lava magma parou imediatamente.

Nesse ponto, em memória do milagre extraordinário, agora está um pequeno altar.


BRAÇO E VÉU DE SANTA ÁGATA OU ÁGUEDA




INTERCESSÃO DE ÁGATA LIVRA DE PRAGA

Em várias ocasiões Sant'Agata benigna colocou a mão sobre a cidade para a proteção contra epidemias.

Em 1576, quando a praga começou a se espalhar não muito longe de Catania, o Senado decidiu recorrer à intercessão da padroeira. As relíquias foram levadas em procissão pelas ruas da cidade e, uma vez que chegou próximo aos hospitais, onde os doentes foram hospitalizados,eles se recuperaram e ninguém mais foi infectado.

Catania tem um outro sinal de protecção em 1743, quando uma segunda onda da praga se espalhou a partir de Messina e Catania também.

O milagre desta vez também aconteceu: as relíquias foram levadas em procissão e a praga cessou.

Em memória deste milagre foi construída na Praça dos Mártires atual, uma coluna romana (do Teatro ) encimada por uma efígie de Santa Ágatha, que esmaga a cabeça de um monstro, símbolo da praga.


COLUNA ROMANA,NA PRAÇA DOS MÁRTIRES,EM HONRA Á SANTA ÁGATA.






MENSAGENS DE SANTA ÁGATA OU ÁGUEDA, COMUNICADAS AO VIDENTE MARCOS TADEU, NO SANTUÁRIO DAS APARIÇÕES DE JACAREÍ.

Jacareí, 01 de Janeiro de 2007
PRIMEIRA MENSAGEM DE SANTA ÁGUEDA


“-Irmãos caríssimos, Eu Águeda serva de Deus e de Maria Santíssima ,amo-vos, defendo-vos, guardo-vos e guio-vos.

Sede Santos... buscai a perfeição... amai a Deus... com o Coração puro, bom e inocente.

Amai a Deus, desinteressadamente. Amai-O mais do que as pessoas que amais. Amai-O mais que a vós mesmos. Amai-O mais do que todo o criado. Sede firmes e fiéis ao Senhor.

Amo-vos muito e muito quero ajudá-los. Rezai-me sempre, pedi a minha ajuda e a tereis. Nos momentos de sofrimento, dificuldade ou tentação invocai-me e vereis como triunfareis sobre os sofrimentos e as tentações pois eu os ajudarei e a mim foi confiada pelo Senhor e pela Mãe de Deus a tarefa de defender os seus servos, sobretudo os jovens.

Rezai, e eu serei sempre a vossa amiga, companheira e defensora.

A Paz.”





1º CENÁCULO DE 2008 – 01/01/2008
MENSAGENS DE NOSSA SENHORA, SANTA INÊS e SANTA ÁGUEDA CAPELA DAS APARIÇÕES NO SANTUÁRIO DE JACAREÍ/SP

SEGUNDA MENSAGEM DE SANTA ÁGUEDA


“- A paz Marcos, Meu irmão bem amado... Estou felicíssima por poder ver-te novamente hoje.

Irmãos Meus, estou felicíssima por vê-los hoje aqui e por poder abençoar-vos a todos.

Vós sabeis que tanto Eu como INÊS sofremos martírios dolorosíssimos por amor a nosso SENHOR JESUS CRISTO, por amor a MARIA SANTÍSSIMA, por amor à Santa Fé Católica.

Vós todos sabeis, o quanto Eu sofri para testemunhar a Minha fé e o Meu amor pelo Meu SENHOR e pela Minha MÃE...

Convido-vos a serdes fortes neste tempo da grande tribulação, que já está em seu término.

Mantende acesa a chama da fé, e combatei o bom combate desapegando-vos de vós mesmos e renunciando aos vossos desejos desordenados, e à vossa vontade que sempre inclina-se para a direção contrária da vontade do SENHOR.

Oponde aos efeitos às virtudes... Mais vale um homem que passou o dia todo lutando contra a sua própria vontade, do que um homem que tenha passado um ano inteiro percorrendo a Terra, fazendo pregações que admiram os homens.

O fruto do homem que luta contra si será duradouro e mais verdadeiro. Essa é a maior obra que DEUS quer de vós! Que luteis contra a vossa vontade, contra as vossas inclinações e que triunfeis do vosso “eu” corrompido, opondo sempre as virtudes aos defeitos e crucificando a vossa vontade para que viva em vós somente a vontade de Nosso SENHOR...

Neste ano Eu vos ajudarei muito e realizarei em vossas almas grandes operações de graça.

Colaborai Comigo! Para que juntos alcancemos a santidade que a Mãe de DEUS espera de todos vós!

O Triunfo do Coração Imaculado de MARIA vai acontecer, mesmo que todos se convertam antes, ou então; que nenhum homem se converta. Mas só receberá a `Coroa da Vitória’ aquele que agora combater o combate.

É desejo da Mãe de DEUS que ao longo de todo este ano, vós façais o máximo por tornar suas Mensagens conhecidas de todos.

Vede que as horas passam depressa e o tempo se esvai! É preciso agir com oração e esforço e o restante o fará a graça de DEUS!

Sede verdadeiramente imitadores de Cristo... Somente quando o vosso coração for trocado, substituído pelo Coração Imaculado de MARIA as vossas almas verdadeiramente serão agradáveis a DEUS!

E como é que se substitui um coração pelo outro?

Morrendo para vós mesmos, renunciando a vossa vontade própria para fazer a vontade do Coração Imaculado de Maria. Assim dia-a-dia morrerá o vosso coração e surgirá no local dele outro coração “O Coração Imaculado de MARIA”...

Somente quando o vosso coração desaparecer e no lugar dele surgir o Coração Imaculado de MARIA, o ESPÍRITO SANTO poderá descer sobre vós e viver em vós para sempre! Fazei este exercício todos os dias e então no lugar da `velha criatura’ surgirá uma `nova criatura’ em DEUS!

A paz Marcos! Eu te abençôo profundamente hoje!

No mês de Março no 3º Domingo, Eu e INÊS voltaremos mais uma vez aqui.

Rezai-nos mais, fazei-nos novenas e Nós poderemos agir em vossa vida com mais força...

Eu te abençôo Marcos!...”

Marcos: “- Até breve! Agradeço-vos mais uma vez, até breve!





JACAREÍ, 16 DE MARÇO DE 2008

3ª MENSAGEM DE SANTA ÁGUEDA



"-Irmãos caríssimos, Eu, ÁGUEDA abencôo-vos e dou-vos a paz!

Pouco importa se o passarinho for preso por um fio grosso ou fino; não poderá voar enquanto não arrebentar o fio grosso ou fino; não poderá voar enquanto não arrebentar o fio que o prende, o impede de voar até as altas altitudes.

Pouco importa se o que prende a alma às criaturas for um apego pequeno ou grande, enquanto ela não se livrar dele não poderá voar nas alturas da santidade e do amor sobrenatural.

Sabei Meus irmãos caríssimos que não é apenas o pecado mortal ou venial que enfraquece e vos priva da graça divina e da união sobrenatural com DEUS, mas também as pequenas imperfeições do dia-a-dia como: O falar demasiadamente; o querer saber notícias, curiosidades e fatos da vida alheia; o apego a este ou aquele objeto; o apego a esta ou aquela coisa; um pensamento, mesmo que fulgaz de algum prazer ou deleite sensível da natureza; as palavras indecentes e imodestas...

Todas essas coisas não somente privam-vos da Graça Divina, como também tornam impossível a união sobrenatural das vossas almas com DEUS...

A alma não poderá unir-se com DEUS, se não vencer primeiro estas pequenas imperfeições.

A alma constantemente curiosa; a alma indisciplinada; a alma irreverente; a alma concupiscente não poderá unir-se com DEUS; enquanto não fizer em si mesma a limpeza necessária para poder começar a subir a montanha da perfeição...

A alma que quer subir esta montanha, a montanha do céu, da santidade; mas que não quer emendar-se das suas pequenas imperfeições é como alguém que quer subir uma montanha empurrando um carro, cansar-se-á, não conseguirá e ainda precipitar-se-á nos abismos esmagada pelo próprio carro dos prazeres e dos apegos que tentava arrastar morro acima.

O pássaro que está preso à matéria pelo fio dos apegos tentará escapar batendo as asas, mas só se cansará e será presa fácil de seus predadores; assim também a alma, enquanto não romper com os pequenos apegos que possui só se cansará na tentativa de seguir os santos, de seguir Maria Imaculada, além de não conseguir voar só se cansará e se tornará presa fácil de seus predadores espirituais: o pecado, o mundo e os demônios.

Por isso irmãos caríssimos, metei a faca, a foice nesses fios que vos prendem para que possais voar livremente na direção da santidade. Não tendes nada que temer, não estou Eu aqui que Sou a vossa irmã, que vos amo e que sou a vosso favor?

Quem será pois contra vós? Quem vos poderá derrotar se Eu que já venço, que já venci no Céu, Sou a vosso favor?

Então, firmes, em frente, caminhai na graça, caminhai no amor, caminhai na estrada da renúncia a vos mesmos e chegareis à grande santidade, dareis grande glória a DEUS e á VIRGEM MARIA, e arrastareis convosco para o Céu uma multidão incontável de almas seduzidas, atraídas pelo perfume da vossa perfeição!

Eu vou ajudar-vos, rezai, continuai a obedecer todas as mensagens de amor que o Céu vos dá aqui.

Agora, MARIA SANTÍSSIMA, Nossa Rainha, INÊS e Eu vos abençoamos finalmente e vos damos a paz...”


Santa Agatha Festa 5 Feb 2011





Il Velo di Sant'Agata nella chiesa di Sant' Agata alla Fornace.






Sant'Agata 2011 Parte Prima





Sant'Agata 2011 Parte Seconda


Nenhum comentário:

Postar um comentário