quarta-feira, 5 de outubro de 2011

DIA 06 DE OUTUBRO- DIA DE SÃO BRUNO




A impaciência certamente não é um defeito do cineasta alemão Philip Gröning. Há quase 20 anos, ele pediu aos monges da Ordem Cartusiana a permissão de rodar um documentário sobre suas vidas. A resposta foi: para alguns monges, ainda há pouco tempo na ordem, era cedo demais; eles precisariam de cerca de dez anos, até se acostumarem à vida no convento.

Gröning não se deixou intimidar e manteve contato com o prior. Em 2002, finalmente reuniu-se aos religiosos em seu retiro nos Alpes franceses, por vários meses, e captou impressões da vida monástica. A ordem consta como a mais rigorosa da Igreja católica romana.

O filme que tem cerca de três horas de duração, recebeu uma chuva de críticas positivas, sendo por fim exibido em circuito comercial.Para surpresa generalizada, Die grobe Stille (O grande silêncio) é sucesso de público, já havendo ultrapassado a marca dos 100 mil espectadores.

Como a biografia de São Bruno, já foi postada ano passado aqui,que tal assistirmos o filme?

"O Grande Silêncio é o primeiro filme sobre a vida interior da Grande Chartreuse, casa-mãe da Ordem dos Cartuxos, uma meditação silenciosa sobre a vida monástica.Sem música à exceção dos cânticos do mosteiro, sem entrevistas, nem comentários, ou artifícios. Evocam-se unicamente a passagem do tempo, das estações, os elementos repetidos incessantemente durante o dia ou as orações. Um filme sobre a presença do absoluto e a vida de homens que dedicam a sua existência a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário