segunda-feira, 12 de setembro de 2011

12 DE SETEMBRO -DIA DE SÃO GUIDO ANDERLECHT




Guido de Anderlecht viveu entre os séculos X e XI, tendo nascido em Brabante, Bélgica. Desde a infância, já demonstrava seu desapego pelos bens terrenos, tanto que, na juventude, distribuiu aos pobres tudo o que possuía e ganhava. Na ânsia de viver uma vida ascética, Guido abandonou a casa dos pais, que eram bondosos cristãos camponeses, e foi ser sacristão do vigário de Laken, perto de Bruxelas, pois assim poderia ser mais útil às pessoas carentes e também dedicar-se às orações e à penitência.

Certa vez quando trabalhava nos campos um anjo arava a terra para ele de modo que ele pudesse orar com tranqüilidade e sem se distrair. Ficava sempre por perto da igreja de sua terra e ajudava os padres de tal forma, que eles o fizeram sacristão, e ele as vezes vivia na igreja por vários dias e passava as noites em oração.

Quando ficou órfão, decidiu ser comerciante, pois teria mais recursos para auxiliar e socorrer os pobres e doentes. Mas seu navio repleto de mercadorias afundou nas águas do Sena. Então, o comerciante Guido teve a certeza de que tinha escolhido o caminho errado. De modo que se convenceu do equívoco cometido ao abandonar sua vocação religiosa para trabalhar no comércio, mesmo que sua intenção fosse apenas ajudar os mais necessitados.

Sendo assim, Guido deixou a vida de comerciante, vestiu o hábito de peregrino e pôs-se novamente no caminho da religiosidade, da peregrinação e assistência aos pobres e doentes. Percorreu durante sete anos as inseguras e longas estradas da Europa para visitar os maiores santuários da cristandade.

Depois da longa peregrinação, que incluiu a Terra Santa, Guido voltou para o seu país de origem, já fraco e cansado. Ficou hospedado na casa de um sacerdote na cidade de Anderlecht, perto de Bruxelas, de onde herdou o sobrenome. Pouco tempo depois, morreu, com fama de santidade.

Ao longo dos séculos, a devoção a são Guido de Anderlecht cresceu, principalmente entre os sacristãos, trabalhadores da lavoura, camponeses e cocheiros. Aliás, ele é tido como protetor das cocheiras, em especial dos cavalos. Diz a tradição que Guido não resistiu a uma infecção que lhe provocou forte desarranjo intestinal, muito comum naquela época pelos poucos recursos de saneamento e higiene das cidades. Seu nome até hoje é invocado pelos fiéis para a cura desse mal.


Muitos milagres post-mortem foram atribuídos a ele. Um festival anual formou-se em torno da área onde ele foi enterrado e em geral as festas envolviam cavalos e pessoas que lidavam com eles. Ele morreu em 1012 em Anderlecht de exaustão e seu túmulo foi esquecido até que um cavalo o desenterrou. Suas relíquias foram trasladadas para uma igreja próxima em 1076 e vários milagres foram creditados a sua intercessão. Não obstante, por causa da guerra, suas relíquias foram trasladadas e escondidas em vários locais por séculos, mas foram destruídas por protestantes fanáticos no 18° século.

Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um camponês orando com um anjo a arar a terra para ele; ou como um camponês com um livro; ou como um peregrino com um chapéu; ou como um peregrino com um cajado, um rosário e com um machado a seus pés.


IGREJA DE SÃO GUIDO ANDERLECHT


Um comentário:

  1. Drix, mais uma vez, obrigada pelo seu carinho viu, as coisas estao ainda meio turvas, mas conto com Deus, prá me iluminar, me fazer entender tudo isso!! O seu apoio é um alento viu, tenho muita sorte de estar tao amparada!! Beijocas grandes!!!

    ResponderExcluir