sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

06 DE JANEIRO - DIA DE REIS E DA EPIFANIA DO SENHOR] MEDITAÇÕES DO LIVRO MÍSTICA CIDADE DE DEUS TOMO SEGUNDO AZUL

Quarto Livro - Capitulo 11
CAPITULO 11
OS SANTOS ANJOS ANUNCIAM O NASCIMENTO
DO SALVADOR EM DIVERSAS PARTES.ADORAÇÃO
DOS PASTORES.


O nascimento de Cristo é anunciado ao Limbo

489. Havendo celebrado os cortesãos do céu, na choupana de Belém, o nascimento de seu Deus humanado, nosso Redentor, foram logo enviados alguns deles a diversas partes, para anunciar a feliz notícia aos que, segundo a divina vontade, estavam preparados para recebê-la.

O príncipe São Miguel dirigiu-se aos santos Pais do limbo e lhes participou que o Unigênito do Pai eterno já nascera feito homem, e se encontrava no mundo, num presépio entre animais, manso e humilde como eles haviam profetizado. Falou, em
particular, aos santos Joaquim e Ana, conforme lhe ordenara a ditosa Mãe. Deu-lhes a
boa-nova de que ela já tinha nos braços o desejado das nações, o prenunciado por todos os patriarcas e Profetas (1).

Foi o dia de maior consolo e alegria no prolongado exílio daquela grande congregação de justos e santos. Reconhecendo o verdadeiro Homem-Deus por autor da salvação eterna, fizeram novos cânticos em seu louvor, dando-lhe culto e adoração.

Por intermédio do celeste embaixador, São Joaquim e Sant'Ana pediram à sua santíssima filha Maria que, em nome de ambos, reverenciasse ao Menino Deus, bendito fruto de seu virginal seio (Lc 1, 42).

Assim o fez imediatamente a grande Rainha do mundo, ouvindo, com grande alegria,tudo o que o Santo Príncipe lhe referiu sobre os Pais do Limbo,de ambos, reverenciasse ao Menino Deus, bendito fruto de seu virginal seio (Lc 1, 42).

Participação à Santa Isabel e João Batista

490.Outro anjo dos que guardavam e assistiam à divina Mãe, foi enviado à santa Isabel e seu filho João. Ao receberem a notícia do nascimento do Redentor,a prudente matrona e seu filho, ainda que tão pequenino, prostraram-se em terra, e adoraram a seu Deus humanado em espírito e verdade (Jo 4,23).

O menino, já consagrado para seu precursor, foi interiormente renovado com espírito mais inflamado que o de Elias. Estes mistérios produziram aos próprios anjos nova admiração e louvor.

São João e sua mãe também pediram à nossa Rainha, por meio dos anjos, que em nome de ambos adorasse seu Filho santíssimo e os oferecesse novamente para seu serviço. A Rainha celeste logo lhes satisfez o pedido.

491.Santa Isabel enviou prontamente a Belém, à feliz Mãe do Menino Deus, um portador com presentes: algum dinheiro, roupas e outras coisas para o abrigo do recém-nascido, de sua pobre Mãe e Esposo. 0 mensageiro foi com a ordem de que só visitasse à sua prima e a José, e trouxesse notícias certas de sua saúde e precisões.

Não teve este homem maior conhecimento do mistério. Viu apenas o exterior,mas admirado e tocado por uma força divina voltou interiormente mudado. Com admirável júbilo, narrou à Santa Isabei a pobreza e amabilídade de sua prima, do Menino,de José, e os efeitos que sentiu ao vê-los. Esta sincera relação produziu outros admiráveis no bem disposto coração da piedosa matrona. Se não interviesse a vontade
divina, ter-lhe-ia sido impossível resistir ao desejo de ir visitar a Virgem Mãe e o Menino Deus recém-nascido.

Das coisas que lhes enviou, a Rainha ficou com uma parte para acudir a pobreza em que se encontravam, e o mais distribuiu pelos pobres. Não quis privar-se da companhia destes, nos dias em que permaneceu na gruta do nascimento.

Os Reis magos recebem revelação do nascimento de Cristo

492. Outros anjos foram participar as mesmas notícias a Zacarias, a Simeão, à profetisa Ana, e a alguns outros justos e Santos a quem pôde ser confiado o novo mistério de nossa Redenção. Encontrando-os o Senhor dignamente preparados para recebê-lo com louvor e fruto, parecia justo não se lhes ocultar o benefício concedido ao gênero humano.

Embora, nem todos os justos da terra conheceram então o mistério, todos sentiram divinas moções na hora em que nasceu o Salvador do mundo. Todos os que se acharam em graça, sentiram interiormente novo e sobrenatural júbilo, apesar de ignorar a causa.

Estas mutações não se operaram só nos anjos e justos, mas também nas criaturas insensíveis, pois todas as influências dos planetas se renovaram e melhoraram: o sol
apressou muito o seu curso; as estrelas deram maior brilho; e para os Reis magos formou-se naquela noite a milagrosa estrela (Mt 2,2) que os conduziu a Belém. Muitas árvores floresceram e outras deram frutos. Alguns templos pagãos desabaram, ídolos ruíram e os demônios que neles estavam puseram-se em fuga.

Para estes e outros milagres presenciados pelo mundo naquele dia, os homens atribuíram diferentes causas, não atinando com a verdade. Só entre os justos houve muitos que, com inspiração divina, suspeitaram e acreditaram que Deus viera ao mundo,
ainda que certeza ninguém a teve, a não ser aqueles a quem Ele mesmo revelou.

Entre estes estiveram os três Reis magos, a quem foram enviados outros anjos dentre os custódios da Rainha. Nos respectivos lugares do Oriente onde se encontravam,a cada um em particular, revelaram os anjos por voz interior, que o Redentor da linhagem humana nascera em pobreza e humildade.

Com esta revelação lhes foram infundidos novos desejos de o irem procurar e adorar. Em seguida viram a mencionada estrela que os guiou a Belém, como direi adiante.

Revelação aos pastores

493. Entre todos os favorecidos foram muito felizes os pastores (Lc 2,8) daquela região que, acordados, guardavam seus rebanhos na mesma hora do nascimento.

Velavam naquele honesto trabalho aceito das mãos de Deus; pobres , humildes e desprezados pelo mundo; justos, simples de coração, eram dos que entre o povo de Israel esperavam e desejavam fervorosamente a vinda do Messias, dela falando freqüentemente.

Tinham maior semelhança com o Autor da vida, na medida em que mais distantes se achavam do fausto, vaidade, ostentação mundana e sua diabólica astúcia. Em suas nobres qualidades representavam o bom Pastor (Jo 10,14) das almas, que vinha reconhecer suas ovelhas e ser por elas reconhecido.

Por se encontrarem em tão boas disposições mereceram ser convidados pelo próprio Senhor, como primícias dos Santos. Foram os primeiros, dentre os mortais, a receberem a revelação do eterno Verbo humanado, e a lhe darem louvor, obséquio e adoração.

Foi-lhes enviado o arcanjo São Gabriel (Lc 2, 9) que lhes apareceu em forma humana, visível, com grande resplendor de puríssima luz.

Cântico dos anjos
494.


Repentinamente, viram-se os pastores rodeados de celestial resplendor,e pouco habituados a tais revelações, encheram-se de grande medo com a visão do anjo.

Animou-os o santo Príncipe: Não tenhais medo (Lc 10, U -12), bons homens.Anuncio-vos uma grande alegria: Hoje nasceu para vós o Salvador, Cristo Senhor, na cidade de Davi. Por sinal desta verdade, achareis o menino envolto em panos num presépio.

A estas palavras do Anjo, sobreveio de improviso grande multidão da celestial milícia (Lc 13, 14) que, com doce e harmoniosa voz, louvaram ao Altíssimo, cantando:Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade. E, repetindo este divino cântico tão novo no mundo, foram desaparecendo os santos anjos.

Tudo isto sucedeu na quarta vigília da noite. Com esta visão angélica, ficaram os humildes e ditosos pastores cheios de luz divina, abrasados de fervor, e ansiosos pela felicidade de ver, pelos olhos, o mistério altíssimo que já haviam percebido pelo ouvido.

Os pastores no presépio
495.


Aos olhos humanos, os sinais dados pelo santo Anjo, não pareciam muito de acordo com a grandeza do recém-nascido. Estar num presépio, envolto em humildes e pobre panos, não seriam indícios para conhecer a majestade real, se não a contemplassem na divina luz com a qual foram iluminados e instruídos. Por estarem despidos da arrogância da sabedoria mundana, puderam rapidamente ser instruídos na divina.

Discutindo entre si o que cada qual pensava da surpreendente notícia, resolveram ir,
sem tardar, a Belém para ver o prodígio que o Senhor lhes havia participado.

Partiram logo, sem demora, e entrando na choupana, encontraram, como diz o evangelista São Lucas (2,16), Maria, José e o Menino reclinado no presépio. Vendo tudo isso, conheceram a verdade do que lhes haviam dito sobre o Menino (Lc 2,19). A esta experiência visual, seguiu-se uma iluminação interior, porque quando os pastores
pousaram os olhos no Verbo Humanado, o divino Menino, com o rosto resplandecente,também os olhou. Seus raios luminosos feriram o coração simples daqueles pobres e felizes homens, e a graça divina os renovou em novo ser de graça e santidade. Foram elevados, cheios de ciência divina sobre os mistérios altíssimos da Encarnação e Redenção do gênero humano.

Adoração dos pastores
496.


Prostraram-se por terra e adoraram ao Verbo humanado, não já como homens rústicos e ignorantes, mas como sábios e prudentes.

Louvaram-no, confessaram-no e o exaltaram por verdadeiro Deus e homem,Reparador e Redentor da linhagem humana.

A divina Mãe do Deus Infante estava atenta a quanto diziam e faziam os pastores,quer interior, quer exteriormente, pois penetrava o íntimo de seus corações. Com altíssima sabedoria e prudência, guardava todas estas coisas em seu peito, conferindo-as com os mistérios que nele guardava e com as santas Escrituras e profecias.

Sendo Ela, nessa ocasião, órgão do Espírito Santo e língua do Infante, falou aos
pastores, os instruiu e exortou à perseverança no amor divino e serviço do Altíssimo. A seu modo, eles também lhe fizeram perguntas e disseram muitas coisas dos mistérios que haviam conhecido.

Ficaram na gruta desde o momento que amanheceu até depois de meio-dia. Deu-lhes de comer, nossa grande Rainha e os despediu cheios de graça e consolação celestial.

Os pastores publicam o nascimento de Cristo
497.


Nos dias em que Maria santíssima, o Menino e São José permaneceram na gruta, estes pastores voltaram algumas vezes a visitá-los, trazendo-lhes alguns presentes,conforme lhes permitia a sua pobreza.

Diz o evangelista São Lucas (2, 18) que aqueles que ouviram os pastores narrar o que tinha visto,se admiraram. Isto aconteceu só depois que a Rainha, o Menino e São José, deixaram Belém. Assim o dispôs a divina Sabedoria, impedindo os pastores de o publicarem antes.

Nem todos os que os ouviram lhes deram crédito. Tomaram-nos por gente rústica e ignorante, quando, pelo contrário, foram santos e cheios de ciência divina até a morte.

Herodes foi um dos que acreditaram, não por fé ou piedade santa, mas pelo péssimo temor mundano de perder o reino. Entre os meninos que ele mandou matar, alguns eram
filhos destes santos homens que mereceram também essa grande felicidade, e os ofereceram com alegria ao martírio que desejavam sofrer pelo Senhor que já conheciam.

DOUTRINA DA RAINHA DO CÉU MARIA SANTÍSSIMA

Esquecimento dos mistérios da redenção
498.


Tão repreensível quão freqüente é o esquecimento e pouca advertência dos mortais pelas obras de seu Redentor, tendo elas sido tão misteriosas, cheias de amor,misericórdia e ensinamentos para eles. Tu foste chamada e distinguida com ciência e luz para não incorrer nesta perigosa ignorância e grosseria.

Quero que nos mistérios que escreveste agora, atendas e ponderes o ar dente amor de
meu Filho santíssimo em comunicar-se aos homens, logo que nasceu no mundo, para
sem demora fazê-los participantes do fruto e da alegria de sua vinda. Não reconhecem
os homens esta dívida, porque são poucos os que compreendem quanto devem a tão
singulares benefícios, assim como foi pequeno o número dos que viram o Verbo
humanado ao nascer e lhe agradeceram a vinda. Ignoram, porém, a causa de sua infeliz
cegueira que não procedeu, nem procede do Senhor e de seu amor, mas sim dos pecados
e más disposição dos homens. Se este mau estado não desmerecesse e não servisse de
impedimento, a todos ou a muitos seria concedida a mesma luz que foi dada aos justos,
aos pastores e aos Reis. Tendo sido tão poucos, entenderás quão infeliz era o estado do mundo quando o Verbo nele nasceu, e o desditoso de agora. Apesar de possuir maior
conhecimento, tem tão pouca lembrança para a devida correspondência.

Falta de fervor na Igreja
499.


Reflete, agora, na indisposição dos mortais atualmente, quando a luz do Evangelho se encontra tão clara e confirmada com as maravilhas que Deus tem operado em sua Igreja. Apesar de tudo isso, são tão poucos os perfeitos que se querem dispor para maior participação dos frutos da Redenção. E, não obstante, ser tão vasto o número dos néscios (Ecle 1,15) e tão desmedidos os vícios, pensam alguns que são muitos os perfeitos, só por não os ver tão atrevidos contra Deus. Não são tantos como se
pensa, e muito menos do que deveriam ser, quando Deus é tão ofendido pelos infiéis, e
tão desejoso de comunicar os tesouros de sua graça à santa Igreja, pelos méritos de seu Unigênito feito Homem. Adverte, pois, caríssima, a que te obriga a noticia tão clara que recebes destas verdades.

Vive atenta, cuidadosa e solícita para corresponder a quem tanto te beneficia. Não
percas oportunidade, lugar e ocasião de praticar o mais santo e perfeito que conheceres,pois com menos não cumprirás tua obrigação. Vê que te admoesto, mando e constranjo a não receberes em vão (2Cor 6, 1) favor tão singular. Não guardes ociosa a graça e a luz, mas age com plenitude de perfeição e agradecimento.(Pág. 211)


VÍDEOS MOSTRANDO A COMEMORAÇÃO DO DIA DE REIS EM ALGUNS LUGARES DO MUNDO


Els tres Reis de l'Orient arriben a Borrassà




Ontinyent - Reis Mags 2011




CAVALCADA DELS REIS DE L'ORIENT A VIC-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário