quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

04 DE JANEIRO- DIA DE SANTA ÂNGELA DE FOLIGNO



A história de Santa Ângela, considerada uma das primeiras místicas italianas, poderia ser o roteiro de um romance ou novela, com final feliz, é claro. Transformou-se de mulher fútil e despreocupada em mística e devota, depois literata, teóloga e, finalmente, santa. A data mais aceita para o nascimento de Ângela, em Foligno, perto de Assis e de Roma, é o ano 1248. Ela pertencia à uma família relativamente rica e bem situada socialmente. Ainda muito jovem casou-se com um nobre e passou a levar uma vida ainda mais confortável, voltada para as vaidades, festas e recreações mundanas. Assim viveu até os trinta e sete anos, quando uma tragédia avassaladora mudou sua vida.

Num curto espaço de tempo perdeu os pais, o marido e todos os numerosos filhos, um a um. Mas, ao invés de esmorecer, uma mulher forte e confiante nasceu daquela seqüência de mortes e sofrimento, cheia de fé em Deus e no seu conforto espiritual. Como conseqüência, em 1291 fez os votos religiosos, doando todos os seus bens para os pobres e entrando para a Ordem Terceira de São Francisco, trocando a futilidade por penitências e orações. O dom místico começou a se manifestar quando Santa Ângela recebeu em sonho a orientação de São Francisco para que fizesse uma peregrinação a Assis. Ela obedeceu, e a partir daí as manifestações não pararam mais.

Contam seus escritos que ela chegava a sentir todo o flagelo da paixão de Cristo, nos ossos e juntas do próprio corpo. Todas essas manifestações, acompanhadas e testemunhadas por seu diretor espiritual, Santo Arnaldo de Foligno, foram registradas em narrações que ela escrevia em dialeto úmbrio e que eram transcritas imediatamente para o latim ensinado nas escolas, para que pudessem ser aproveitados imediatamente por toda a cristandade.

Trinta e cinco dessas passagens foram editadas com o título "Experiências espirituais, revelações e consolações da Bem-Aventurada Ângela de Foligno", livro que passou a ser básico para a formação de religiosos e trouxe para a Santa o título de "Mestra dos Teólogos". Muitos dos quais a comparam como Santa Tereza d'Ávila e Santa Catarina de Sena.

Ângela terminou seus dias orientando espiritualmente, através de cartas, centenas de pessoas que pediam seus conselhos. Ao Santo Arnaldo, à quem ditou sua autobiografia, disse o seguinte:

"Eu, Ângela de Foligno, tive que atravessar muitas etapas no caminho da penitencia e conversão. A primeira foi me convencer de como o pecado é grave e danoso. A segunda foi sentir arrependimento e vergonha por ter ofendido a bondade de Deus. A terceira me confessar de todos os meus pecados. A quarta me convencer da grande misericórdia que Deus tem para com os pecadores que desejam ser perdoados. A quinta adquirir um grande amor e reconhecimento por tudo o que Cristo sofreu por todos nós. A sexta sentir um profundo amor por Jesus Eucarístico. A sétima aprender a orar, especialmente rezar com amor e atenção o Pai Nosso. A oitava procurar e tratar de viver em contínua e afetuosa comunhão com Deus".

Na Santa Missa, ela muitas vezes via Jesus Cristo na Santa Hóstia. Morreu, em 04 de janeiro 1309, já sexagenária.Ângela, faleceu cercada por sua comunidade de discípulos. Seus restos mortais repousam incorruptos (seu cadáver nunca se deteriorou) na igreja de São Francisco, em Foligno. Muitos milagres atribuídos a ela, foram realizadas em seu túmulo.

CORPO INCORRUPTO DE SANTA ÂNGELA DE FOLIGNO.





La Voce dei Santi: Beata Angela da Foligno, Terziaria francescana





Blessed Angela of Foligno Her Advice




Revelações de Deus a Santa Angela de Foligno,em romaria para Assis.


"Ouço uma voz que começa a falar-me: tu chamaste o meu servo Francisco, mas eu quis enviar-te outro mensageiro.

Eu sou o Espírito Santo, e venho justamente para dar-te uma consolação, como jamais provaste no passado. Quero penetrar em ti, e conversar contigo durante toda a tua jornada, sem cessar um momento. E tu não poderás

dar atenção a outra coisa. Porque eu te prendi a mim, e não me separarei de ti, senão quando passares por aqui outra vez. Então te deixarei, privando-te apenas dessa consolação. De resto, estarei sempre contigo, se me amares".

E para incitar-me a amá-lo, assim prosseguiu:

"Ó minha doce filha, filha minha e templo meu, filha minha e minha delícia, ama-me, porque eu te amo muito mais do que tu a mim" . E freqüentemente me repetia: "Minha filha e minha doce esposa" . E depois acrescentava:

"Amo-te mais que a qualquer outra do vale de Spoleto. Por isso, como eu vim a ti e em ti busquei o meu repouso, vem tu também a mim e descansa" .

"Eu estive com os apóstolos, que me viam com os olhos do corpo. Mas não me sentiam como tu me sentes. E quando chegares à tua casa, provarás nova e maior alegria; e então, me sentirás e não apenas ouvirás a minha voz como agora. Tu pediste ao meu servo Francisco, esperando com ele e por ele obter o que desejavas. Francisco muito me amou e por isso operei nele coisas admiráveis Mas em verdade te digo: se outra pessoa do mundo me amasse mais do que ele, eu saberia operar nela coisas mais admiráveis" .

Além disso me dizia: "Quão poucos são hoje os bons, e quão débil é sua fé."

Lamentando-se ajuntava:

"Amo com imenso amor a alma que me ama com amor sincero. Se eu encontrar uma alma que me ame com amor perfeito, enriquecê-la-ei com minha graça, como jamais fiz com os maiores santos, desde que o mundo é mundo. Não há quem possa recusar esse amor, porque cada um pode amar a Deus, e Ele, outra coisa não quer senão que a alma o busque e o ame, amando-a também Ele verdadeiramente, e sendo ademais o próprio amor da alma. Profundas são essas palavras" .

Mostrou-me, depois, que Ele é o amor da alma, com o grande argumento de sua vinda à terra e da cruz carregada por nós, Ele que é tão imenso e glorioso. E, explicando-me sua Paixão, e quanto fez por nós, acrescentou:

"Vê se em mim há outra coisa que não seja amor" . E minha alma bem compreendia que ali não existia, senão amor. Lamentava-se além disso de não encontrar nestes tempos senão poucos que são dignos de sua graça. E prometia que usaria, com aqueles que agora o amassem, de maior liberalidade em graças do que tinha usado, com outros santos. E me repetia: "Minha doce filha, ama-me sem medida, porque és muito mais amada por mim do que eu por ti. Minha amada, ama-me. Imenso é o amor que voto a cada alma que me ama sem sombra de malícia" .

E parecia-me que Ele queria que a alma, segundo sua virtude e capacidade, o amasse com aquele grande amor com que Ele a amava. E bastaria que ela manifestasse este desejo, para que ele suprisse a sua deficiência.

E, de novo, me dizia: "Ó minha amada, ó minha esposa dileta, queiras-me sempre bem. De fato, toda a tua vida, o comer, o beber, o dormir, toda a tua vida em suma, me é cara, se tu me amas" . E então, acrescentou: "Operarei em ti grandes coisas em presença dos povos. Em ti serei conhecido, glorificado e exaltado; meu nome será louvado em ti por muitas nações" . Essas e outras coisas mais me foram ditas.

Eu, porém, ao escutar-lhe a voz, enumerava os meus pecados e defeitos e me via completamente indigna de tão grande amor. E minha alma, voltando-se à voz que lhe falava: "Se fosses o Espírito Santo, dizia-lhe, tu não me dirias certas coisas, que de maneira alguma me convém; pois eu sou frágil e poderia surgir em mim a vanglória".

Responde: "Vê e pensa se consegues ensoberbecer-te às minhas palavras; vê se podes pensar em coisas diferentes dessas" . E eu, para ver se era verdade o que se me dizia, e se era mesmo o Espírito Santo, procurei ensoberbecer-me: olhei de um lado e do outro, os vinhedos, somente para distrair-me dessa voz: "Olha e contempla tudo isso que vês, é criatura minha" . E eu provava uma doçura inefável. Todavia, afluíam-me à mente, todos os meus pecados, e de minha parte nada via em mim senão pecados e defeitos, e senti-me mais humilde do que nunca"

Nenhum comentário:

Postar um comentário