sexta-feira, 16 de abril de 2010

Primeiro dia de viagem!!!! Uma volta ao Passado

Sabe quando vamos viajar e temos a certeza que nunca mais voltaremos a rever aquelas pessoas que estamos deixando no embarque?
É assim, que deixando tudo, me pego a recordar épocas antigas, que tem muito haver com essa viagem que iniciaremos hoje.
Fui uma criança muito mimada.A queridinha da vovó , do vovô, da titia solteira, do papai ,da mamãe e do irmãozinho mais novo!!!!
Nasci e cresci numa família muito católica e extremamente conservadora.Estudei em colégio de freiras e participei de grupo de jovens . Gostava de passar as tardes de domingo na casa das freiras jogando baralho, cantando musicas ao som de um violão , comendo pipocas, canjica, bolos, etc...
Era muito boa aluna, embora muito bagunceira também, rsrsrsrss.
Tinha sonhos, e como tinha!!!!!!
Sonhava em ser médica, professora, artista de circo, jornalista, veterinária, motorista de transporte escolar, miss , modelo, cantora, atriz....tudo menos o que sou hoje -dentista.
Também imaginava ter um marido, filhos , ser dona de casa, ter um sítio, uma casa na praia, cachorros, o que ainda não deixei de sonhar, mas não realizei.Hehehehe, a casa na praia e o sítio na atual situação , já nem sonho mais, rsrsrsrsrrsss.
Embora eu sonhasse isso tudo, eu sentia um vazio enorme quando pensava o que seria minha vida após conquistar esses sonhos????
Eu queria isso, mas ao mesmo tempo sabia que isso seria muito pouco!!!!
Sou muito inconstante e detesto rotinas.Tinha muito nítido em mim , que eu não aguentaria viver assim , mas o que eu não sabia era que a mudança tinha que ocorrer em mim, que o que eu buscava dependia de mim mesma.
Eu queria encontrar o pote da felicidade, mas não imaginava que ele estava tão próximo de mim, mandando sinais , me chamando , esperando a hora certa de aparecer. Com certeza, o AMOR SE DEIXA ENCONTRAR!!!!! e COM ELE A FELICIDADE !!!!!
Como sempre vivi em ambiente católico, vivia me questionando sobre o por que estar aqui? Pra que morrer? Quem criou Deus? Como ele consegue ver tudo e todos ao mesmo tempo?
Lembro que quando ia a missa, no momento da consagração e durante a comunhão, eu rezava em tão profunda concentração , que até tapava os ouvidos para não desviar minha atenção de nada, nem de ninguém.Conversava com Deus , podia até dizer que ele estava ali me ouvindo e me ajudando !!!!
Todos os anos , no antigo primário ( de 7 aos 10 anos ), no mês de maio, cada dia um aluno(a) , levava pra casa numa caixinha de madeira ,uma pequena imagem de Nossa Senhora ,para rezar em casa com os pais.Eu contava os dias , pra chegar a minha vez.Em casa, montava um altarzinho na sala e ficava toda feliz por receber a visita de NOSSA SENHORA!!!!!
Eu costumava rezar sempre antes de dormir.
Dormia com um tercinho, que havia ganhado de um tio que é Padre, debaixo de meu travesseiro ,para não ter pesadelos . Ele havia me trazido de Fátima , embora ninguém me ensinasse na época como rezá-lo,eu sabia que ali estava minha proteção!!!!
Também, adorava escutar as histórias que meus avós contavam sobre a vida deles muito simples na pequena aldeia da Serra da Estrela em Portugal e a história da aparição de Nossa Senhora a 3 pastorinhos na Cova da Iria . Essa era a história que eu mais gostava , como queria ter vivido naquela época, pensava eu !!!!!!!!
O tempo vai passando e aí vem a "aborrecência", ops, quero dizer a adolescência,rsrssrsrs.Nessa época, passamos a deixar as coisas boas e procuramos as porcarias, desculpe se algum adolescente se identificar com esta frase!!!!!
Fui me afastando cada vez mais ,daquilo que antes era a minha vida.Sem perceber disso, claro, afinal de contas nós nessa idade sabemos tudo e somos bem grandinhos para decidir nossa vida sozinhos, rsrsrsrsrss.
Entrei para a universidade com apenas 17 aninhos, uma burrada.......Se por um lado era bom me formar tão cedo, por outro era muito inexperiente para estar no meio daquela bagunça toda.Posso comparar isso a um bichinho criado em cativeiro ( com avó), que acaba sendo solto na selva , ou seja, fica completamente indefeso e perdido.......Mas, a alegria da "liberdade", da "maturidade", não nos deixa enxergar as ciladas e armadilhas pelo caminho.
Durante 5 anos , eu só tinha olhos , ouvidos e pés para estudar, passear, namorar e trabalhar. Com muito custo fiz Crisma durante dois anos , isso porque meu primo quem era o catequista e me pressionou ao máximo, senão nem faria.
Deixei de ser a filha, neta, sobrinha e irmã querida ,porque esqueci de quem verdadeiramente me amava e se preocupava comigo, para viver o meu EU.Não que eu fosse má ou fizesse coisas erradas, mas deixei de ser o que era, deixei de me preocupar com quem sempre se preocupava comigo.
Durante esse período os sinais eram imensos , mas eu não os via....Desemprego, doenças,tristezas, desarmonias;mas nada da Adriana acordar!!!!!!!
Após a euforia da formatura, do primeiro paciente numa clínica popular, da realização de um sonho (que contarei mais adiante, em outro post) e de conquistas, a ficha caiu.......
Comecei a sentir enorme tristeza, sem ter motivos para isso.Não conseguia dormir as noites , tinha medos....medo da morte, medo de bater o carro, medo de perder meus entes queridos, medo de atender pacientes, medo de tudooooooooooooo.
Lembro que passei a chamar minha mãe para dormir ao meu lado, ligava o cd do Djavan(aquele duplo de coletâneas), mas nada de dormir.Chorava pensando que iam todos morrer.....
Eu comecei então uma longa jornada.Procurava livros que falassem sobre a morte, sobre a vida após a morte.Procurava respostas que não obtinha......
E é nesse período de total escuridão e solidão , que minha viagem começou.....
CONTINUA NO PRÓXIMO POST.......
bjos

2 comentários:

  1. Que viagem maravilhosa ao teu interior estou iniciando.
    Descreves com tanto pormenor, que me imagino do teu lado, nessa época, como se fosse uma testemunha de tua vida...observando, rindo, chorando, sentindo.
    Parabéns Adriana.Está fantástico.
    Continua, que estou aguardando.
    Beijo grande de Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Então... ultimamente eu to precisando me encontrar...
    Será que vou me achar nessa viajem????
    Bjs

    ResponderExcluir