quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PALESTRA DO VIDENTE MARCOS TADEU,NO DIA 20 DE NOVEMBRO, APÓS A EXIBIÇÃO DO FILME SOBRE PIRAPORA DO BOM JESUS.

HISTÓRIA SOBRE PIRAPORA DO BOM JESUS.

A origem desta historia remonta ao inicio no ano de 1.725, com o encontro da sagrada Imagem do Senhor Bom Jesus de Pirapora apoiada em uma pedra às margens do rio Tietê (antigo Anhenbi em Tupi Guarani); nas terras pertencentes a José de Almeida Naves, sendo a imagem levada e guardada em um paiol de milho. Foi então que ocorreu o primeiro milagre, o fato foi que o paiol pegou fogo sendo totalmente incendiado, porém com a imagem e com os milhos não aconteceu nada, não pegaram fogo, e pelo fato da imagem ser entalhada em madeira só sendo mesmo um milagre ela ficar intacta.

A imagem foi então colocada em um altar doméstico da própria família Naves; sendo mais tarde tentada ser levada a Santana de Parnaíba, (pois Pirapora era uma sesmaria pertencente ao distrito de Santana de Parnaíba.); Colocaram a imagem em um carro de boi com seis juntas e partiram; porém no meio do caminho ocorreu o segundo milagre, no km 44 da estrada de Pirapora-Parnaíba, onde hoje se encontra uma capela conhecida como capela do descanso; o carro de boi parou e o carreiro não conseguia de nenhuma maneira fazer com que ele continuasse, foi quando um homem surdo e mudo que habitava próximo se aproximou para ajudar nesta ocasião ocorreu o segundo milagre o mudo conseguiu falar para que deixassem apenas uma junta de boi e voltassem para Pirapora pois era lá que o Sr Bom Jesus queria ficar.Então voltou o carro com uma junta de bois.

Devido à propagação dos milagres houve um grande aumento de pessoas querendo visitar a imagem milagrosa. Em 31 de maio de 1.727 o Sr José de Almeida Naves assinava a escritura de dote para ser erguida a primeira capela ao Senhor Bom Jesus de Pirapora. Tendo a benção por padre Jacinto de Albuquerque Saraiva, e a 06 de agosto daquele mesmo ano fez se a primeira festa em louvor ao Bom Jesus de Pirapora. Em 1.793 foi reparada a capela e aumentada em altura e cumprimento. Nesta ocasião foram construídas três tribunas servindo uma de coreto e trono, sacristia e altar com retábulo liso e pintado.

O Senhor Bom Jesus estava colocado em um nicho no centro adornado com decência, tendo ao lado esquerdo a imagem de Sant`Ana e a direita a de Nossa Senhora da Conceição. Em 1825 foi novamente reformada a capela com dinheiro das esmolas, doações, missas e festas. A capela foi elevada a Santuário por Dom Lino Deodato de Carvalho; em 1887 após sua reforma ao tamanho atual.


VÍDEO DA IMAGEM MILAGROSA, DO BOM JESUS DE PIRAPORA







PALESTRA DO VIDENTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário