quinta-feira, 24 de junho de 2010

SÃO JOÃO BATISTA O PRECURSOR DE SEU PRIMO JESUS.


Hoje é dia 24 de junho, dia de São João Batista.
Como sabemos,Nossa Senhora(a virgem Maria),recebeu a anunciação e encarnação do verbo através de São Gabriel.Foi o próprio Arcanjo que contou a Maria, que sua prima Santa Isabel, estava grávida, prestes a dar a luz.
Isabel já tinha idade avançada ,quando ficou grávida de São João Batista.Por isso, Nossa Senhora assim que soube, se prontificou a ajudá-la.Foi levada até lá por seu esposo, São José.
Nossa Senhora, passou 3 meses em casa de Isabel , fazendo os serviços mais humildes .Ela(a virgem Maria) que deveria ser servida, servia a todos.
Assim que entrou e encontrou sua prima grávida,São João pulou no ventre de Isabel, então esta cheia do Espírito Santo,disse a Maria:
-Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!!!! Donde me vem a honra de vir a mim, a mãe de meu Senhor?-Pois assim que a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos,a criança estremeceu de alegria no meu seio.Bem aventurada és tu que creste, pois irão se cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!!!
E Maria então respondeu o maravilhoso cântico que conhecemos ,O MAGNIFICAT!!!!
Nasceu então João ,mais tarde conhecido por João Batista, o profeta do Altíssimo.Era o precursor do Senhor Jesus, lhe preparando o caminho e batizando as pessoas com água,para o perdão dos pecados ,enquanto não vinha o batismo pelo Espírito Santo.
Assim que seus pais faleceram, distribuiu seus bens e passou a viver comendo gafanhotos e mel.Se vestia de pele de animais. João advertia os judeus e convertia gentios, e isto tornou-o amado por uns e desprezado por outros .
João acusou Herodes e repreendeu-o no seu discurso, por este ter uma ligação com a sua cunhada Herodíades, que era mulher de Filipe, rei da Ituréia e Traconites (irmão de Herodes Antipas I). Esta acusação pública chegou aos ouvidos do tetrarca e valeu-lhe a prisão e a pena capital por decapitação alguns meses mais tarde.
Dizia que não era profeta , nem o Messias tão esperado pelo povo judeu.
Quando Jesus se aproximou dele para ser batizado, este lhe disse que não era digno nem de desamarrar suas sandálias e após o pedido de Jesus, João o batizou e então , viu uma pomba descer do céu e pousar sobre a cabeça de Jesus.Ele sabia que a pomba era na verdade o símbolo do Espírito Santo .Nesse mesmo instante, todos os presentes ouviram uma voz do céu dizendo:
-Este é o Meu filho amado com o qual Me alegro.
O aprisionamento de João ocorreu na Pereia, a mando do Rei Herodes Antipas I no 6º mês do ano 26 d.C..
Ele foi levado para a fortaleza de Macaeros (Maqueronte), onde foi mantido por dez meses até ao dia de sua morte.
O motivo desse aprisionamento apontava para a liderança de uma revolução. Herodias, por intermédio de sua filha, conseguiu coagir o Rei na morte de João, e a sua cabeça foi-lhe entregue numa bandeja de prata e depois foi queimado em uma fogueira numa das festas palacianas de Herodes.
Os discípulos de João trataram do sepultamento do seu corpo e de anunciar a sua morte ao seu primo Jesus.

Um comentário: