A Igreja Católica na França está se preparando para comemorar os 600 anos do nascimento de Joana D'Arc.
Ela nasceu em 6 de janeiro de 1412 na pequena cidade de Domrémy. Para comemorar a data, o Bispo de Saint-Dié, Dom Jean-Paul Mathieu, celebrará uma Missa, à qual seguirá a projeção de um filme e um debate sobre a importância desta Santa.
Em 11 de fevereiro, está prevista uma peregrinação a pé de Domrémy a Vaucouleurs, onde a Santa se refugiou antes de encontrar o futuro Rei Carlos VII. Mas o ápice das celebrações será em 13 de maio, quando na Basílica de Domrémy se realizará uma Missa solene presidida pelo Arcebispo de Paris, Card. André Vingt-Trois.
Essa celebração será presidida por uma cerimônia institucional diante da casa onde Joana D'Arc nasceu. Por fim, em Rouen, onde a Santa foi queimada em 1431, entre 28 e 29 de junho se realizará um Festival diocesano, com a participação do Card. Jean-Louis Tauran, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo inter-religioso.
Na Audiência Geral em janeiro deste ano , Bento XVI indicou Joana D'Arc como exemplo de "medida alta da vida cristã", pois fez da oração o fio condutor dos seus dias; teve plena confiança no cumprimento da vontade de Deus, qualquer que ela fosse; e viveu a caridade sem favoritismos, sem limites.
"Joana D'Arc era uma jovem livre, determinada, intrépida, que soube nutrir as convicções graças à sua capacidade de escuta", disse por sua vez Dom Mathieu, propondo a Santa como um exemplo de fé, de como colocar-se à escuta do Senhor.
CASA DE SANTA JOANA D'ARC
ROUEN,LOCAL ONDE MORREU SANTA JOANA D'ARC
FILME SOBRE A VIDA DE SANTA JOANA D'ARC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário